quinta-feira, 30 de abril de 2015

O Encanto Materno


Que mistério maravilhoso existe num útero que acolhe gentilmente a semente plantada, recebendo um outro ser, completamente distinto de si, e que por ser tão diferente torna-se tão igual.

O bebê depende inteiramente destas misteriosas entranhas uterinas onde encontra seu habitat, ambientação, nutrição e vida. Alimentado pelo cordão umbilical, protegido pelo líquido amniótico.
Somente Deus seria de conceber algo tão magnífico como o seio. A dependência é tão grande que mesmo estando fora do útero, a criança precisa dele para sua sobrevivência. Vínculo estabelecido, identificação simbiótica. O bebê se “co-funde” no aleitamento, considerando-se ainda parte da mãe.

Antes de nascer, quando é ainda um zigoto, a identificação já existe de forma tão absurdamente complexa que torna-se descomplicado entender, tão sobrenatural que é natural. É por ser assim tão divino, que mãe é mais que poesia, é magia; é mais que útero e placenta, é afeto; é mais que mulher, é encanto.

A sorte do mundo se lança ali nos vínculos maternos. As primeiras compreensões de aceitação/rejeição, dos afetos e do mundo se constroem neste primário relacionamento, útero/criança; seio/vida. No útero que acolhe, no seio que alimenta, no braço que acolhe, muito antes de qualquer elaboração abstrata, a percepção de mundo vai sendo construída, no cuidado protetor, no abraço que inspira.

Quando Deus resolveu se tornar gente e caminhar entre nós por meio de seu filho Jesus, ele demonstrou sua confiança radical numa mãe, decidiu ser acolhido no útero de Maria, se nutrir de seus seios e se permitiu depender inteiramente desta mãe adolescente. Bastava ser mãe... Deus realmente sabia o mágico significado que se encontra presente neste sublime conceito de maternidade e dependeu de uma mulher, mãe, e se tornou menino, completamente dependente dos cuidados e da nutrição desta mãe.


Ele sabia que dava para confiar numa mãe...

A Magia do Colo


O Mundo precisa de colo!

Não apenas do útero e seios, mas de colo.
Colo é o lugar onde se resolve quase todas as dores infantis: O medo do inseto, a dor do arranhão no joelho, o bicho da sala escura, o choro de não sei o que... basta qualquer pequena ameaça e a criança busca um colo, se for o da mãe, melhor... Se não, serve o do pai mesmo... E ali, no aconchego, quase tudo se resolve.

O problema é que falta colo e sobram dores. Os pais estão atarefados demais, exigidos num mercado de competitividade, numa luta constante para o luxo e a sobrevivência. O importante é prover... fartamente... se der tempo, nutrir, dar colo. Sobram provedores, falta aconchego.

A ausência do colo é fatal. Colo não é apenas o lugar em que se busca o alimento, mas o lugar em que se experimenta serenidade. A criança descansa, se sente segura. O choro nem sempre é de manha, é quase instintivo, desejo de intimidade, proximidade, calor.

Mãe é sempre mãe, mas precisamos de pais e avós para ninar. O colo não pode ser o lugar do abuso e do pesadelo. Não foi feito para punir, machucar.

Uma fotografia tirada na Síria e publicada no dia 19 de Abril de 2015 na Folha de São Paulo, me chocou. Era de uma criança com menos de 2 anos que ao ver o fotógrafo apontando a câmera na sua direção, instintivamente levantou as mãos, num gesto de rendição. Crianças não devem se sentir ameaçadas, mas devem fazer poses para fotos.

Lares pobres e ricos perderam a capacidade de dar colo.

Certo casal me procurou afirmando que queria se separar. Na verdade não sabia “como se separar”. Acho um sinal de esperança quando me procuram para separar, porque quem quer separar mesmo não procura o pastor, mas o advogado. No meio da insegurança e do desabafo, uma cena me chamou a atenção. A mulher toca carinhosamente no rosto de seu marido, abatido e cansado e diz: “Eu só queria que ele me procurasse, me desse um pouco mais de atenção, me tocasse”.

Este é o ansioso desejo da maioria dos homens e mulheres, de filhos pequenos e avós. Uma geração ansiosa por acolhimento e toque... desejosas de colo.

Em tempos de afetos tão mesquinhos, de ensimesmamento e fechamento, falta toque, ternura, abraços, beijos.

Por isto a figura materna se torna indispensável. Quem dá colo? Quem nutre? Quem acolhe? Conquanto esta tarefa não seja apenas materna, feliz o homem que teve colo de mãe. Nesta semana minha mãe celebra 79 anos de vida, e gostaria de expressar minha alegria pelo colo que tive. Espero que esta mesma contagiante alegria faça parte de suas recordações mais caras neste dia das mães.


quarta-feira, 29 de abril de 2015

Trabalho e prosperidade

Dizem que o único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, e esta é uma grande verdade. O sucesso de uma pessoa e de uma nação depende diretamente da vontade em fazer as coisas da forma correta.

Recentemente li uma entrevista de celebrado pianista que tem a fama de ser um virtuose. Quando lhe perguntaram se ele era um gênio, respondeu rispidamente que detestava ser chamado de gênio, porque esta questão, implicitamente deixava transparecer a ideia de que ele não precisava se esforçar para realizar suas performances no palco, e que as pessoas pareciam ignorar o fato de que, sistematicamente, ele passava oito horas diariamente praticando sua arte.

A Bíblia diz que “em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza” (Pv 14.23), e nos encoraja a observar como é o ciclo da natureza. “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio prepara o seu pão, e na colheita ajunta o seu mantimento” (Pv 6.6-8).

William Douglas e Rubens Teixeira, no seu livro As 25 leis bíblicas do sucesso, contam a seguinte fábula: “Você conhece a charada dos três sapos que estão em cima de uma folha no meio de um rio? Pois bem, um deles decide pular na água. Quantos sapos restam na folha? Pense um pouco antes de dar a resposta, porque ela não é tão óbvia como parece. A resposta correta é: restam três sapos, porque um deles apenas decidiu pular, mas não está escrito que o fez”. Dito isto, concluem dizendo: “A maior parte dos erros que cometemos não se deve a escolhas erradas, e sim à indecisão, à omissão e à falta de ação por medo de errar”.  

Uma cultura se auto destrói quando as pessoas criam mentalidade de dependência, ou não são suficientemente encorajadas e empoderadas para crer que o trabalho gera satisfação e bem estar. Perde também sua pujança quando o ganho é feito através de atalhos, malandragens e corrupção. A propina é um cancro social, porque desestimula a competitividade sadia; a injustiça também enfraquece a honestidade e o trabalho.


Uma nação é enriquecida pelo trabalho. Pois este dá sentido e propósito à vida. “A lei do trabalho é tão poderosa que, de modo geral, quem obtém sucesso ou dinheiro sem esforço e de maneira ilícita corre sério risco de não manter suas conquistas por muito tempo” (Douglas & Teixeira). Afinal, “A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará” (Pv 13.11). 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Aposentadoria


Os seres humanos, comuns, anseiam por tempo livre, reclamam da dificuldade de poderem fazer o que querem, ou para não fazerem o que não querem. Flexibilidade de horário, tempo para lazer, leitura, ginastica, família, igreja, mas a verdade é que tempo tem se tornado uma das moedas mais raras para estes frenéticos dias. Para muitos, isto só será possível com aposentadoria, o “shangrilá desejável”.

Certa pessoa relatou que o dia de sua aposentadoria constituiu-se na sua alforria. Não mais patrões, fim da escravidão, de agendas cheias, de cobranças, não mais metas a serem alcançadas, não mais discussões intermináveis em reuniões chatas, com liderança mau educada e grossa, com agendas inócuas e gente tensa. Liberdade, enfim...

No entanto, três meses depois de absoluta euforia, o extraordinário se tornou comum, e a alegria virou tédio. Ninguém mais o procurava, não ouvia mais o celular tocando, suas amizades eram meramente funcionais, e a falta de adrenalina e de objetivos sobre o que fazer o estrangulavam. Ele e sua esposa começaram a discutir mais, ter mais atritos e desavenças e as discordâncias se tornaram mais acentuadas.

O que aconteceu de errado?

O que foi feito de seu sonho?

A verdade é que a aposentadoria mexe com toda estrutura e dinâmica de atividades, desorienta a psique. Se o seu valor está na produtividade, no aplauso, certamente você enfrentará grandes lutas. Aposentar não deve ser ausência de propósito, mas uma redefinição de propósitos. A questão não é deixar de fazer mas fazer mais criteriosamente.

Aposentadoria pode se transformar em tédio, irritabilidade e frustração, mas, em contrapartida, pode se tornar um tempo mais eficiente para se ter atividades, não que gerem a manutenção e sobrevivência, mas que dão mais prazer. Não atividades do tipo “tenho que”, mas “quero fazer”.

Envolvimentos comunitários e prestação de serviço podem se transformar em boas opções e se tornar terapêutico. Muitos idosos possuem vitalidade, competência, recursos, disponibilidade de tempo, mas se recusam em usá-las de forma mais positiva. Criar rotinas de boas tarefas, ajuda a manter o equilíbrio e nos orienta para dispor o tempo para funções prazeirosas e humanitárias, que ajudam muitíssimo o senso de pertencimento e significado.


Você já está aposentado? Está se preparando para este momento? Opte sempre não pela desistência e morte, cenário muito comum para aposentados; mas decida pela celebração e vida. 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Novo ciclo


Hoje me assustei quando fui fechar a porta de entrada do escritório e percebi que a Locadora do Lino, meu amigo, estava em reforma. Todos os filmes foram retirados do dia para a noite, as prateleiras foram removidas, e tive a impressão que outra loja, com uma temática diferente vai ser instalada no lugar.

A sua locadora foi, durante anos, uma referência para muitas pessoas. Minha esposa cinéfila, talvez tenha sido a maior freguesa por anos. Muitas pessoas lotavam os estacionamentos da rua no final da tarde para escolher o filme apropriado para o humor daquele dia, e encontrar o filme que melhor combinaria com a pessoa com quem assistiria.

A locadora encerrou um ciclo.

Engolida pelo Netflix, HBO, e canais fechados, deixou de ter sua relevância e perdeu seu espaço no templo. Muitas vezes para explicar onde ficava a igreja que é localizada em frente à locadora, usava-a como referência. “Em frente ao Super Cine”.

Não sou do tipo da teoria conspiratória, nem de lamentar mudanças que acontecem, nem da pressão da tecnologia e das inovações. Certamente vou sentir saudade do sorriso do Lino e de sua esposa, mas acho que a vida está em constante movimento. Na linguagem de Heráclito, “um constante vir-a-ser”, afinal, “nada do que foi será igual ao que a gente viu há um segundo. Tudo passa, o tempo todo passará. A vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito”.

O Super Cine me fala de ciclos. A vida muda. A fila anda. A dor de hoje não vai durar para sempre. Toda ilusão é passageira. Os ditadores morrem, os poderosos tornam-se pó, a pessoa de sucesso hoje será esquecida amanhã; aqueles que são injustiçados serão restaurados. É o ciclo da vida. Uns morrem, outros nascem. Tudo muda.

Isto me leva a pensar que não dá para desesperar em nenhuma situação da vida, por mais bizarra e ameaçadora que seja. Suicídio por pressões situacionais é absolutamente inconsequente. A vergonha de hoje, será apagada; outros dias virão. Hoje chove, mas noutros dias bate sol. Desencantos, traições, podem nos levar a pensar que é o fim – mas para a vida e para a poesia, pode significar o começo. O caos abre portas que antes não víamos, por causa da ordem e da estrutura; a mudança que hoje aterroriza, a bagunça atual pode apontar novas oportunidades.


Gosto muito do conceito de arrependimento na língua hebraica. Significa “voltar atrás, recomeçar”. Descobrir que o caminho trilhado não era reto, mudar de direção. Este conceito judaico-cristão é muito importante. A vida tem recomeços, dá para refazer a história e acreditar que apesar de toda confusão, e todos os atalhos tortuosos, o design divino da existência humana traz a marca das possibilidades e alternativas. Dá para tomar outra estrada, descobrir e trilhar novos caminhos. Arrepender-se.  

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Livros que devoram


J. K. Rowling, criadora do conhecido personagem Harry Potter, concebeu na sua obra um livro que tinha o poder de devorar as pessoas. Ele deveria ser lido com cuidado e atenção, porque era perigoso. Quem dele se aproximava precisava fazê-lo com atenção, porque era atrativo, sedutor, mas podia ferir.
Na verdade, todos os livros têm o poder de ferir.
Culturas e gerações inteiras podem ser mudadas por causa de um livro. Livros são capazes de sublevar poderes e sistemas, provocar crises em poderes tirânicos (não é sem razão que, historicamente, muitos livros foram queimados em praça pública porque representavam ameaça). A Bíblia sofreu muitas vezes esta perseguição hedionda. Livros podem alterar toda cosmovisão, tem o poder de devorar, desconstruir conceitos e preconceitos, desmantelar paradigmas e estabelecer uma nova ordem social.
Livros também provocam revoluções individuais. Muitas pessoas foram transformadas ao terem contacto com determinada literatura. Na verdade, gosto de citar o pensamento de que daqui cinco anos, você será a mesma pessoa, exceto pelos amigos que tiver e pelos livros que ler. A leitura de um livro pode libertar, orientar, mudar drasticamente a espiritualidade, finanças, casamentos e perspectivas individuais. Livros são perigosos. Livros são vorazes.
A falta de leitura pode nos arruinar intelectual e psicologicamente. O Rev. Eudaldo silva Lima, grande orador bahiano, costumava afirmar que se não lesse cinco livros mensalmente ele se “asnificava”, isto é, emburrecia, se tornava um asno.
A geração atual lê muito pouco. As informações são fragmentadas e não há muita paciência para ler conteúdos mais reflexivos. Quando você abre a internet para ler as notícias do jornal, certamente não observa os editoriais, cujo conteúdo é mais aprofundado, mas prefere as informações passageiras, as tragédias imediatas, que não acrescentam nada no construto intelectual.
O entretenimento tem tomado também o tempo da leitura. São os facebooks, os what´s up, a web, youtube, que nos privam de um tempo precioso de leitura e reflexão. Esta distância dos livros dificulta a capacidade analítica.
Governos tirânicos e sistemas autoritários temem os livros, porque sabem que eles são perigosos. Quando residi nos Estados Unidos, me encontrei várias vezes com Caio Ferraz, doutor em sociologia pela universidade Sorbonne, que teve que se mudar do Rio de Janeiro por causa de perseguição de policiais inescrupulosos. Sua vida estava por um triz, porque sendo, ele mesmo, oriundo da favela, sabia demais e era crítico demais do sistema. Um dia me relatou que seu pai temendo represálias, o mandou a uma livraria de livros usados comprar volumes grossos de direito e compêndios, para colocar na sala de casa. Ele dizia que sistemas e pessoas embrutecidas, tinham medo de livros.
Rubem Alves afirmou que o maior problema na pedagogia moderna foi transformar a leitura em disciplina, como uma tarefa a ser cumprida, quando deveria ser introduzida no universo das crianças como deleite e prazer. Desta forma as crianças se aproximariam da literatura não como um exercício, mas como algo a ser apreciado, como um chocolate ou um sorvete.

Tenho um amigo que nasceu num contexto no qual a leitura nunca havia sido incentivada. O primeiro livro que ele leu foi em torno dos 30 anos de idade. De lá para cá, nunca mais deixou de ler, e até mesmo tem se arriscado a escrever algumas breves reflexões na página do facebook. Foi vencido pelo prazer. Poderia ter sido devorado pelos livros... e talvez tenha sido!

Babilônia



A imprensa tem notificado nos últimos dias a queda na audiência da Rede Globo na nova novela das 21, cujo título é Babilônia. A UOL TV fez a seguinte declaração no dia 29.03.2015: “A Globo lançou neste final de semana uma operação de salvamento de Babilônia. Rejeitada por parte do público e boicotada por evangélicos, a nova novela das nove derrubou a audiência do horário nobre da emissora em 19% e, se não reagir, poderá entrar para a história como o mais baixo ibope das 21h. Desde ontem, para recuperar o público que migrou para SBT e Record, a Globo exibe chamadas introduzindo didaticamente as tramas da novela, em uma ação chamada de "relançamento". Mudou também a abertura e a apresentação da logomarca”.
O nome Babilônia significa “porta dos deuses”. Havia nesta antiga cidade 53 templos pagãos onde perdurava o sincretismo. Babilônia é na Bíblia, a figura da mãe das fornicações e da devassidão moral e por isto é chamada de “A mãe de todas as prostitutas e de todas as pessoas imorais do mundo” (Ap 17.5). Todos se embriagavam com sua luxúria e bebiam o “sangue dos santos” (Ap 17.6). O apóstolo João afirma que quando a viu, admirou-se com grande espanto pela sua maldade (Ap 17.6). O significado completo da cidade é escatológico. Babilônia personificava a maldade humana. Trata-se portanto, de uma figura muito mais ampla que a mera descrição de uma cidade particular.
Fala-se em “boicote dos evangélicos”, mas outras igrejas também, inclusive boa parte dos católicos, estão preocupadas com a perda de valores morais, e a propaganda sistemática pela quebra de valores, entre eles, a família.
Li recentemente a seriíssima declaração do Pe. Dudu (Pe. Eduardo Braga), veja suas palavras:
“(Babilônia) faz referência à prostituição, entendida com seus crimes e pecados cometidos contra Deus e seus filhos. O que dizer de duas senhoras de oitenta e seis anos se beijando? Babilônia! Cenas casuais de sexo e assassinato? Babilônia! Golpe do baú e traição? Babilônia! Triangulo amoroso e prostituta de luxo? Babilônia! Em um momento tão crítico da história deste país, Babilônia e Big Brother não podem nos trazer luz, paz e esperança. Desperta povo! Deus destruiu Babilônia! Não permita que ela seja levantada com o material e mão de obra do Brasil! Não precisamos de Babilônia! Queremos Jerusalém! Queremos ordem e progresso! Queremos Deus e os valores autênticos e imortais! Queremos o amor e a paz! Queremos a segurança, o respeito e a prosperidade completa!”
Minha esperança é que nós, brasileiros, entendamos a força dos movimentos sociais. Existem momentos na história de um povo que é necessário que exista pressão de grupos, para que a voz seja ouvida. Governos corruptos só se assustam com manifestações. A Globo não precisa repensar sua filosofia, ela pode continuar fazendo o que sempre quis fazer, é uma escolha editorial e a imprensa felizmente, é livre no Brasil. Mas a população também é livre para dizer: Não queremos. Viram como um clic faz toda diferença?
Ah! E se as outras mídias, o governo e agências seculares, quiserem defender causas que consideramos anti-cristãs ou anti quaisquer outros valores, devemos fazer uso de manifestações, votos, imprensa, e mídias sociais para com ousadia dizer não. Afinal, como afirmou M. Luther King Jr. “Deus vai julgar, não apenas os atos dos maus, mas o silencio dos justos!”



Não sofra mais... que o necessário


Sofrimentos são inevitáveis. Apesar das modernas pesquisas médicas que trouxeram alívio a muitas enfermidades: analgésicos, antibióticos, anestesias, a fragilidade humana utiliza outras faces e nos adoecem. São relacionamentos tóxicos, aflições de alma, tribulação, angústias, tristeza e ansiedade.
A experiência mostra, contudo, que sofreríamos menos se, pelo menos, aprendêssemos a lidar com três simples princípios:
1.   Não sofrer por problemas irreais;
2.   Não superdimensionar a dor
3.   Não sofrer demais por aquilo que não é importante.
O primeiro deles pode ser analisado da seguinte forma: Nos angustiamos demais por anteciparmos sofrimentos. A ansiedade é a forma mais visível deste problema. Preocupação é uma preocupação antecipada. Estatisticamente falando, 80% dos problemas que antecipamos, nunca acontecerão. Imaginamos o pior, fazemos previsões equivocadas, nos ocupamos antecipadamente com medos que nunca se concretizam.
O segundo é a desproporcionalidade do sofrimento. Certa pessoa, ao perder sua mãe de 90 anos, disse que estava devastada. O luto é sempre dolorido, mas quanto tempo você acha que seus queridos vão viver? Precisamos entender que as pessoas não durarão para sempre e nos preparar para esta. Podemos nos entristecer, mas não ficar devastado? São raros os que chegam a esta marca histórica. Devemos nos preparar para perdas. Infelizmente superdimensionamos a dor. Esquecemo-nos que outras pessoas também sofrem ao nosso redor. Portanto, dê à dor o seu exato lugar. Não sofrer num luto pode ser tão danoso quanto se desesperar ou não sair do luto. Não devemos negar a dor, mas nunca exagerá-la. Muitos fazem isto por causa do forte egoísmo, achando que têm a prerrogativa de nunca sofrer, ou por auto-comiseração. Cuidado com estes mecanismos psicológicos.
Terceiro, sofra por aquilo que é necessário sofrer. Às vezes, uma perda mínima gera sofrimento máximo, porque não avaliamos corretamente a perda, ou lhe damos valor exagerado. Curiosamente somos sensíveis a determinados fatos que tangem nosso narcisismo ou arrogância e achamos que não podemos perder nunca. Mas não temos sensibilidade com aquilo que move o coração de Deus.
William Booth, fundador do Exército da Salvação, uma organização cujas redes protegem pessoas desamparadas no mundo inteiro tinha o seguinte lema: “Nada do que move o coração de Deus pode deixar de mover o meu coração”. 
Curiosamente somos sensíveis a coisas pequenas, mas não com aquilo que realmente deveria mover o nosso coração. O profeta Jonas irou-se com Deus por causa de uma planta que foi devorada por um verme, porque não teve mais sombra, no entanto, não estava preocupado com 120 mil ninivitas que não sabiam discernir entre a mão direita e a esquerda. Deus o censura pelo seu choro egoísta, mas Jonas continuou achando que tinha razão.
Eventualmente entramos em luto e depressão pela perda de um pequeno animal de estimação. (Todos sabemos como é duro perder um “pet”, não há nada errado nisto), mas não temos a mínima sensibilidade pela dor humana, pelas crianças e mulheres que sofrem violência, por gente que luta para colocar comida à mesa dos filhos, por tragédias humanas que diariamente presenciamos. Nossas preocupações estão deslocadas. Não estou dizendo que não devemos ter sensibilidade com tais perdas, mas existem valores, princípios, ideais, que nunca nos moveram.
O sofrimento é universal, real e presente. Mas devemos repensar sua intensidade. Jesus disse: “No mundo passais por aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Não há dor que não passe. “O choro pode durar a noite inteira, mas a alegria vem pelo amanhecer”.

Sofra, mas não mais que o necessário...